Ocorreu um erro neste gadget

quarta-feira, 29 de julho de 2009

MAS O QUE VEM A SER MAGNETISMO?

Uma substância é dita imantada, quando apresenta propriedades do magnetismo, que emoutras palavras, pode atrair o ferro, aço, níquel ou cobalto, conhecidos como materiaismagnéticos.
Independentemente da forma, quando se aproxima um ímã de outro, eles podem tanto se atrair como se repelir. Esse comportamento é devido ao efeito magnético que apresentam, sendo mais intenso nas proximidades dasextremidades, razão pela qual elas são denominadas de pólos magnéticos . A possibilidade de atração ou drepulsão entre dois pólos indica a existência de dois tipos diferentes de pólo magnético, denominados de pólo norte e pólo sul .
A atração entre os ímãs ocorre quando se aproximam dois pólos diferentes e a repulsão ocorre
na aproximação de dois pólos iguais. A atração ou a repulsão entre ímãs é resultado da ação de uma força de natureza magnética e ocorre independentemente do contato entre eles, isto é, ocorre a distância. O mesmo se pode observar na aproximação do ímã com a bússola. Isso evidencia a existência de um campo magnético em torno do ímã, criado por ele.
A agulha de uma bússola, que é imantada, tem sensibilidade de detectar campos magnéticos criados por ímãs e, por isso, alteram sua posição inicial para se alinhar ao campo magnético detectado. Ela é usada para orientação justamente pelo fato de que sua agulha fica alinhada ao campo magnético terrestre, que apresenta praticamente a direção norte-sul geográfica
(GREF, 1993, p.59).

Nenhum comentário:

Postar um comentário