Ocorreu um erro neste gadget

quarta-feira, 29 de julho de 2009

“GASTAR” ENERGIA ELÉTRICA É SINÔNIMO DE “GASTAR” ÁGUA?
Fonte: http://www.itaipu.gov.br/
Segundo a ANNEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), no Brasil, as usinas hidrelétricas são responsáveis pela maior quantidade de energia elétrica “produzida” no país. Nossos rios têm um grande potencial energético. Desta forma, vamos pensar um pouco ... (www.aneel.gov.br/)
Se a energia elétrica é “produzida” com a energia da água dos rios, “gastar” energia elétrica significa “gastar” água?

LUZ E ENERGIA
Você já parou para refletir em quantas ocasiões ouviu a frase “luz que se apaga é luz que não se paga?”
A palavra luz é aqui utilizada em um contexto cotidiano, isto é, emprega um conceito de energia elétrica, muito conhecido e utilizado pela população.
Isto significa que, ao economizarmos energia elétrica, economizamos dinheiro no final do mês, em quantidade proporcional à economia efetivada durante o mesmo período. Pagamos pelo serviço e equipamentos necessários para disponibilizar a energia elétrica necessária. Ao desligarmos eletrodomésticos, lâmpadas e equipamentos eletrônicos, estamos deixando de utilizar ou “consumir” energia elétrica, que não será registrada e convertida em valores monetários. A palavra “consumir”, aqui empregada, não deve refletir a idéia de destruir, ou de gastar. Em se tratando de energia elétrica, ou qualquer outra forma de energia, esta não é consumida ou destruída, tampouco pode ser criada. A energia pode apenas ser convertida de uma forma em outra pois, segundo Rocha et al. (2002), a quantidade de energia no universo é constante.
A energia elétrica pode ser obtida por meio de conversões de outros tipos de energia, como por exemplo, a energia do vento (energia eólica), das pilhas e baterias (energia química), usinas hidrelétricas (energia mecânica), usinas nucleares e termoelétricas (energia térmica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário